Arquivo da Categoria ‘Noticias gerais’

Após polêmicas, mísseis antiaéreos são instalados em Londres

Sexta-feira, 13 de Julho de 2012

Portal Terra / AP - 13/07/2012

ap_antiair_missile_london_www_tabernaculonet_com_br.jpg

getty_images_london_against_missiles_www_tabernaculonet_com_br.jpg

ap_misseis_antiaereos_londres_conspiracao.jpg

A duas semanas do início dos Jogos Olímpicos de Londres, o governo britânico iniciou a maior operação de segurança da história do país. Após protestos, pedidos na justiça e inúmeras divergências, segundo o jornal Daily Mail, os mísseis antiaéreos enfim começaram a ser instalados em Londres.

Divididos em seis pontos de Londres - Leytonstone, Bow, Blackheath Common, Oxleas Wood, Enfield e Epping Forest - os mísseis estão sendo instalados para proteger a cidade de supostos ataques terroristas durante os Jogos.

Muitas polêmicas se instauraram em Londres desde que o Ministério da Defesa cogitou instalar mísseis próximos a áreas residencias de Londres. Nos últimos dois meses, moradores dos locais e Ministério da Defesa travaram uma “batalha” na justiça britânica. Enquanto os moradores acreditavam que, com a instalação dos mísseis, as suas casas estariam correndo risco de segurança por se tornarem “alvos” de ataques, o Ministério defendia a ideia de que a operação era necessária para garantir a segurança da capital britânica.

O caso mais polêmico aconteceu em Leytonstone, no leste de Londres. Devido a sua proximidade com a Vila Olímpica, o local era visto como “prioridade” na operação, que previa que os mísseis seriam instalados em cima da Fred Wigg Tower, um edifício residencial de 17 andares. Após diversos pedidos na justiça, o Ministério da Defesa venceu a “queda de braço” e não só essa como todas as outras operações já começaram a ser executadas na capital britânica.

No Bairro de Leytonstone, localizado ao leste de Londres, a vida transcorre com calma. Longe do agito do centro da cidade, onde turistas e pedestres causam intenso movimento, nesse lugar parece que o tempo passa mais devagar. Existem lojas de bairro, igrejas e muitas casas rodeadas de pequenos jardins. Alí, mães com seus filhos saem para comprar frutas, oferecendo um postal de tradição.

No lugar, encontra-se o edifício Fred Wigg, lugar que sem querer começa a acabar com a monotonia e paz de Leytonstone, porque nele o Ministério da Defesa Britânico vai instalar baterias antiaéreas que fazem parte da operação - Guardião Olímpico -, uma grande implantação das forças armadas e policiais com a missão de manter a segurança durante os Jogos Olímpicos.

A tranquilidade da caminhada até a torre Leytonstone acaba com o barulho dos helicópteros que sobrevoam a área, alguns vizinhos que estão na porta de suas casas olha o céu por causa do ambiente fora do comum. Depois de alguns minutos na vizinhança, o Edifício Fred Wigg, lugar da polêmica, é visto. Os habitantes do bairro se negam a aceitar a instalação das baterias militares, já que existe o temor que elas possam se tornar alvo de ataque terroristas, o que os levou a entrar na justiça para que isso não aconteça.

Pequenas casas, um grande campo de futebol e dois parques infantis estão ao redor do edifício. Se a atmosfera é de um lugar relaxado, esta ideia vem abaixo quando se chega na entrada, pois uma viatura de polícia está estacionado no local, e em frente, cinco metros adiante, outro enorme veículo policial, com seis pessoas abordo, vigia o movimento das redondezas.

Ao observar os repórteres do Terra, um dos oficiais pergunta o motivo da visita. Depois de respondidas as primeiras perguntas, os questionamentos continuam de maneira mais incisiva, deixando o ambiente mais tenso. Depois de alguns minutos de conversa, o oficial permite apenas algumas fotos da fachada, mas sem entrar no edifício e muito menos gravar imagens, sob o argumento de que se deve “respeitar a privacidade dos moradores”.

Os oficiais não tiram os olhos dos repórteres que fotografam o lugar vigiado. Uma moradora sai e caminha em direção ao metrô, momento certo para saber como se sentem os mais afetados por toda essa situação.

“Vieram por causa dos mísseis, não é? Pois na próxima semana vai haver uma audiência na corte, estamos esperando o resultado”, comenta Deborah, uma mulher de aproximadamente 30 anos, que fala sobre os motivos de não querer a instalação das baterias antiaéreas. “Como podem ver, aqui é um lugar tranquilo, onde há famílias e crianças. É perigoso para todos nós”, afirma e depois se desculpa porque tem que ir ao trabalho.

A instalação dos mísseis ainda não aconteceu, mas a vigilância da polícia em um lugar acostumado com a tranquilidade eleva a tensão tanto dos moradores quanto dos visitantes.

O governo britânico tem como principal interesse manter a tranquilidade de Londres e estar em alerta máximo durante os Jogos, tanto que além de instalar as baterias em lugares como o Edifício Wigg, ou o Lexinton Building, o plano de segurança inclui mais de 42 mil pessoas, 13,5 mil delas são militares, e também um porta helicópteros no Rio Tâmisa.

A tranquilidade vai diminuir a medida que se aproximem os Jogos Olímpicos, porque a partir do dia 16 de julho, a polícia vai controlar o acesso de veículos e dos habitantes da área, como apontam várias praças ao longo das ruas.

A última palavra é da corte, mas é provável que os vizinhos tenham que ceder a instalação das baterias.

* Fontes:
http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI5895917-EI19410,00.html

http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/londres-2012/noticias/0,,OI5895583-EI19410,00.html

http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/defence/

* Em ligação com:
V de Vingança, Maçonaria, terrorismo e as Olimpíadas de Londres

Minissérie da BBC ‘Spooks Code 9′ mostrou ataque terrorista em Londres

Naomi Campbell ganha casa com o formato do Olho de Hórus

Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011

Inhabitat.com / Yahoo.com / CNBC.com / G1 - 29/09/2011

A modelo britânica Naomi Campbell ganhou recentemente uma casa de praia que tem a forma do olho do deus egípcio Hórus, localizada na ilha turca Playa de Cleopatra. Segundo informações do site americano “Yahoo!“, a propriedade teria sido um presente de seu namorado, o empresário russo Vladislav Doronin, por seu aniversário de 41 anos, completados em 22 de maio.

Além do desenho inusitado, a construção possui sistemas ecologicamente corretos de captação de luz solar e de reaproveitamento da água da chuva. O site informa que a super casa, projetada pelo arquiteto espanhol Luis de Garrido, possui nada menos que 25 quartos e quatro salas. O valor da propriedade não foi divulgado.

Naomi Campbell Horus Eye House

Naomi Campbell Horus Eye House

Naomi Campbell Horus Eye House

* Fontes:

http://inhabitat.com/naomi-campbells-massive-island-eco-house-in-turkey-is-shaped-like-the-eye-of-horus

http://shine.yahoo.com/channel/beauty/naomi-campbell-s-new-house-looks-like-an-egyptian-eye-2562549

http://realestate.yahoo.com/promo/naomi-campbells-eye-catching-fantasy-home.html

http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/09/naomi-campbell-ganha-casa-de-praia-em-forma-de-olho.html

http://www.cnbc.com/id/44685769/Naomi_Campbell_s_Horus_Eye_Eco_House

* Informações sobre o símbolo Olho de Hórus:

http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=t00112

* Colaboração: V. S. e L. M. (nomes preservados), via email. Agradeço a colaboração!

Vazamento de óleo é “ato de Deus”, diz governador do Texas

Terça-feira, 4 de Maio de 2010

Portal Terra / Agência EFE - 04/05/2010

Vazamento de oleo nos EUA

O governador do Texas, Rick Perry, disse nesta terça-feira que o vazamento de petróleo no Golfo do México é um “ato de Deus” e reforçou que não será inteligente especular a razão da explosão na plataforma. Segundo ele, a expressão “ato de Deus”, que utilizou pela primeira vez na segunda-feira, quer dizer o mesmo que “ninguém sabe o que aconteceu”.

O poço subterrâneo joga nas ao redor de 800 mil l diários de petróleo, equivalente a cerca de 5 mil barris de petróleo, segundo os números oficiais. “Se a definição de ‘ato de Deus’ for olhada, a usamos em termos legais durante muito tempo neste Estado”, disse Perry no Capitólio do Texas, na cidade de Austin.

“Ninguém sabe o que aconteceu e disse em meu discurso que há um montão de especulações. Pode ter sido um ato de Deus”, ressaltou o governador.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4414448-EI8141,00.html

* Fontes nos EUA:
http://www.miamiherald.com/2010/05/03/1611091/despite-oil-spill-texass-perry.html

http://www.washingtonexaminer.com/nation/texas-governor-perry-cautions-against-speculation-on-oil-spill-defends-act-of-god-comment-92791754.html

* Nota: Esta matéria não foi postada necessariamente porque concordamos com o que o governador disse, mas para que façamos uma reflexão sobre o assunto.

Terremoto de magnitude 6,5 atinge a costa da California

Domingo, 10 de Janeiro de 2010

CNN - 09/01/2010

Um terremoto de magnitude 6,5 abalou o litoral da California, deixando centenas de casas sem energia elétrica.

O tremor, que foi gerado a cerca de 21,7 km de profundidade, atingindo o litoral às 16:27 (hora local) do sábado, a cerca de 53 km da cidade costeira de Eureka, de acordo com a instituição ‘U.S. Geological Survey’.

- Cerca de 28 mil habitantes, a maioria deles no Condado de Humboldt, foram deixados sem energia elétrica no início da noite de sábado - disse Jeff Smith, porta-voz da empresa ‘Pacific Gas and Eletric Co’. Um vazamento de gás também foi informado no condado. Ele disse que grupos estão trabalhando para restaurar a energia elétrica.

Não existiam informativos imediatos de lesões graves ou danos, de acordo com a autoridade local e a guarda costeira no Condado de Humboldt. O hospital St. Joseph confirmou que uma pessoa foi tratada com uma fratura no quadril e vários outros chegaram com ematomas e contusões causadas pelo terremoto.

Quase uma dúzia de pós-tremores vieram a seguir, o mais forte com magnitude 4,5. Chamadas de cidadãos preocupados jorraram nos departamentos de polícia e de incêndio. Gary Bird, porta-voz da população de 28 mil pessoas de Eureka, disse que 25 representantes fizeram levantamento no local. “Nós tivemos encanamentos quebrados, linhas de transmissão de energia elétrica desligadas, janelas quebradas, construções não-reforçadas que tiveram alguns tijolos lançados na rua”, ele disse, acrescentando que habitantes foram avisados para permanecer dentro de casa.

* Fonte / Matéria completa (em inglês):
http://www.cnn.com/2010/US/01/09/california.earthquake/index.html

* Tradução: Gustavo Guerrear, editor do Tabernaculonet.

Disney vai comprar a Marvel por US$ 4 bi

Quarta-feira, 2 de Setembro de 2009

Revista Info - 02/09/2009

A Walt Disney anunciou que comprará a Marvel Entertainment por, aproximadamente, quatro bilhões de dólares.

O acordo, que já foi aprovado pelas duas companhias, vai adicionar a longa lista de personagens da Disney, mais de 5 000 do portfólio da Marvel. Entre eles, o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, X-Men, que já foram adaptados para filmes.

Cada ação da Marvel será avaliada em 50 dólares, 28% acima do preço de fechamento da sexta-feira: 38,65dólares.

Em nota, Robert Iger, CEO da Disney, afirmou que trazer os personagens da Marvel para o portfólio da Disney pode resultar em crescimento a longo prazo para a companhia. Já Ike Perlmutter, CEO da Marvel, afirmou que a Disney é casa perfeita para a fantástica biblioteca de personagens da Marvel.

Depois de anunciada a compra, os papéis da Marvel dispararam 26,39%, e chegaram a 48,85 dólares, às 11h07. Já as ações da Disney tiveram queda de 0,5% e foram cotados a 26,39 dólares.

* Fonte:
http://info.abril.com.br/noticias/mercado/disney-vai-comprar-a-marvel-por-us-4-bi-31082009-18.shl

Justiça nega proibição de crucifixos em órgãos públicos

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

Estadão - 21/08/2009

SÃO PAULO - A juíza da 3ª Vara Cível Federal de São Paulo, Maria Lúcia Lencastre Ursaia, determinou que os símbolos religiosos (crucifixos, imagens, entre outros) poderão permanecer nos órgãos públicos. A decisão liminar da juíza indeferiu o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para a retirada dos símbolos dos prédios públicos. A ação teve início com a representação do cidadão Daniel Sottomaior Pereira, que teria se sentido ofendido com a presença de um crucifixo num órgão público.

No pedido feito dia 31 de julho, o MPF entendeu que a foto do crucifixo apresentada pelo autor desrespeitava o princípio da laicidade do Estado, da liberdade de crença, da isonomia, bem como ao princípio da impessoabilidade da administração pública e imparcialidade do Poder Judiciário. Porém, a juíza entendeu que não ocorreram ofensas à liberdade de escolha de religião, de adesão ou não a qualquer seita religiosa nem à liberdade de culto e de organização religiosa, pois são garantias previstas na Constituição.

Para a magistrada, o Estado laico não deve ser entendido como uma instituição antireligiosa ou anticlerical. “O Estado laico foi a primeira organização política que garantiu a liberdade religiosa. A liberdade de crença, de culto e a tolerância religiosa foram aceitas graças ao Estado laico e não como oposição a ele. Assim sendo, a laicidade não pode se expressar na eliminação dos símbolos religiosos, mas na tolerância aos mesmos”, afirmou ela, na decisão.

* Fonte:
http://www.estadao.com.br/nacional/not_nac422471,0.htm

* Comentário: A decisão e o texto da juíza foram muito inteligentes e corretos. O tal cidadão (citado na matéria) que iniciou a ação é um “conhecido” ateu que já apareceu na mídia algumas vezes.

Rússia anuncia plano de rearmamento militar

Terça-feira, 17 de Março de 2009

BBC Brasil - 17/03/2009

O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, afirmou nesta terça-feira que Moscou vai dar início a um amplo plano de rearmamento militar a partir de 2011.

“O objetivo inicial é fazer com que nossas forças estejam mais prontas para o combate, principalmente todas nossas forças nucleares estratégicas”, disse Medvedev a militares russos de alta patente.

Ao explicar a decisão, o presidente argumentou que a Otan - a aliança militar formada por países do Atlântico Norte - busca a expansão militar perto de fronteiras da Rússia.

No ano passado, o Kremlin havia anunciado planos para aumentar o financiamento das Forças Armadas russas nos próximos dois anos.

* Fonte:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/(…)

Igreja excomunga responsáveis por aborto de menina de 9 anos

Quinta-feira, 5 de Março de 2009

Portal Terra - 04/03/2009

O arcebispo de Olinda e Recife, d. José Cardoso Sobrinho, condenou a interrupção da gravidez da menina de 9 anos que teria sido estuprada pelo padrasto, na cidade de Alagoinha, no agreste de Pernambuco. Segundo d. José, os responsáveis pelo aborto estão excomungados da Igreja Católica.

Durante a madrugada de hoje, os advogados da arquediocese de Olinda e Recife haviam preparado uma denúncia que deveria ser encaminhada ao Ministério Público, mas desistiram da medida depois da divulgação do aborto.

A menina, que estava internada no Instituto Materno e Infantil de Pernambuco (Imip), recebeu alta na noite de ontem, quando foi novamente internada no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), no bairro da Encruzilhada. Lá, a garota tomou medicamentos para começar o processo. Na manhã de hoje, os dois fetos foram expelidos. O Cisam não informou quem integrou a equipe responsável pelo aborto e o arcebispo não citou nomes dos excomungados.

Por volta das 16h30 da tarde de hoje, os médicos do Cisam realizaram uma curetagem (raspagem) para retirar o material placentário do útero da menina. O estado de saúde dela é estável. A garota não corre risco de vida e se encontra na sala de recuperação da unidade. Após a se recuperar da anestesia, ela será levada para a enfermaria. A previsão de alta é de 24 a 48 horas após a curetagem.

No próximo dia 7, quando será lançada a campanha da fraternidade da CNBB em Pernambuco, em uma missa na Basílica de Nossa Senhora do Carmo, d. José fará um manifesto público contra a interrupção da gravidez da menina estuprada pelo padrasto.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/(…).html

* Em ligação com:
Gravidez de menina de 9 anos é interrompida em PE

Gravidez de menina de 9 anos é interrompida em PE

Quinta-feira, 5 de Março de 2009

Portal Terra - 04/03/2009

A gravidez de gêmeos de uma menina de 9 anos, que teria sido estuprada pelo padrasto em Alagoinha, na região agreste de Pernambuco, foi interrompida nesta manhã, no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (UPE). A informação foi confirmada pela diretora-geral da unidade de saúde, Fátima Maia.

Segundo Fátima, a menina recebeu na noite de ontem um medicamento que provoca contrações no útero e expeliu os dois fetos por volta das 10h. A diretora-geral informou que o procedimento segue o protocolo do Ministério da Saúde em casos de gravidez de risco ou quando a gestante foi vítima de estupro.

De acordo com o hospital, a gravidez era considerada de risco, já que a menina pesa 36 kg. “Ela é muito pequena. O útero não tem estrutura para segurar uma, ainda mais de duas crianças”, disse Fátima.

A menina passa bem e será submetida a uma curetagem. O procedimento é feito para retirar de restos de sangue e placenta, evitando o risco de infecções.

O caso

A gravidez foi descoberta depois que a garota começou a reclamar de vômitos e dores de cabeça e no abdome. Ao ser levada pela mãe à Casa de Saúde São José, em Pesqueira, município próximo de Alagoinha, foi detectada a gravidez dos gêmeos, que estavam na 16ª semana.

O padrasto dela, acusado pelo estupro, foi preso na noite do último dia 26. Segundo a polícia, ele confessou o crime e afirmava que planejava fugir da cidade. O homem, de 23 anos, não pode ter o nome divulgado por orientação do Ministério Público de Pernambuco, já que o caso envolve uma menor de 18 anos.

Além da menina de 9 anos, o suspeito também teria confessado que abusou sexualmente da outra irmã, de 14 anos, portadora de deficiência mental. O rapaz vivia com a família desde 2005.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/(…).html