Arquivo da Categoria ‘Jogos e Brinquedos’

Projeto Criança e Consumo denuncia filme publicitário e site da Polly Pocket ao Conar

Quarta-feira, 4 de Março de 2009

Consumidor RS - 31/05/2008

(…) o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, apresentou a “Reclamação – Denúncia de Publicidade Abusiva: comercial televisivo e site na internet” ao Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar). A representação demonstra que anúncio de TV, Supergaragem, da Pocket Pocket, e o site oficial da boneca, o www.pollypocket.com.br, estimulam o consumismo infantil. A denúncia do Criança e Consumo pede que o órgão suspenda a veiculação do filme e tire a página da web do ar.

De acordo com o documento, essa ação de comunicação mercadológica (toda e qualquer atividade de comunicação comercial empregada na divulgação de produtos e serviços independentemente do suporte ou do meio utilizado; ou seja, além de publicidades, anúncios impressos, comerciais televisivos, spots de rádio e banners na internet, são exemplos de comunicação mercadológica as embalagens, as promoções, o merchandising e a forma de disposição de produtos em pontos de vendas) da Mattel do Brasil Ltda. fere a legislação do país. No Brasil, publicidade dirigida ao público infantil é ilegal. Pela interpretação sistemática (entendimento conjunto das leis) da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), da Convenção das Nações Unidas sobre as Crianças e do Código de Defesa do Consumidor, pode-se dizer que a publicidade dirigida ao público infantil é proibida, mesmo que na prática ainda sejam encontrados diversos anúncios voltados para esse público. Além disso, ainda segundo a peça jurídica, o comercial e o site descumprem o Código Brasileiro do Auto-Regulamentação Publicitária, do Conar. A “Reclamação - Denúncia de Publicidade Abusiva: comercial televisivo e site na internet” foi entregue na 2ª feira passada (26/05/2008), ao Conar.

Veja o comercial Supergaragem, da Polly Pocket, em:
www.pollypocket.com.br/mall/toyshop/tv.aspx?tv_id=5

O projeto Criança e Consumo foi criado em 2005 pelo Instituto Alana, e é a única entidade que discute contínua e profundamente as relações entre criança e consumo no Brasil. As primeiras ações do projeto aconteceram em 2006 e foram o lançamento do livro Crianças do Consumo - A Infância roubada, de Susan Linn, e o 1° Fórum Internacional Criança e Consumo. Site: www.criancaeconsumo.org.br.

* Fonte: http://www.consumidor-rs.com.br

* Outras fontes:
http://www.endividado.com.br/materias_det.php?id=20988
http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/(…)

* Comentário: A notícia não é recente, mas está sendo publicada como alerta.

Brinquedo de Star Wars treina fãs para usar a “A Força”

Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2009

USAToday.com - 07/01/2009

Forca da mente - star wars

O jornal americano USAToday.com publicou um artigo com um novo brinquedo revolucionário que utiliza ondas cerebrais para movimentar objetos!

O “The Force Trainer” vem com um headset que permite ao usuário usar suas ondas cerebrais para mover uma esfera, localizada dentro de um tubo transparente de 25 cm de altura. Igual ao uso da Força por Jedis como Yoda e Luke Skywalker em Star Wars.

É necessário um alto nível de concentração para conseguir mexer a bolinha com a Força da Mente e a base emite efeitos sonoros dos filmes de Star Wars para indicar a passagem de nível de Padawan para Jedi.

O headset é baseado na tecnologia EEG mais comumente usada na medicina e o “The Force Trainer” deve custar por volta de US$100 no lançamento, ainda sem data confirmada.

* Fonte:
http://www.usatoday.com/life/lifestyle/(…).htm

URGENTE: Apreendidos 8 jovens em suposto ritual satanista no interior de SP!

Sexta-feira, 7 de Novembro de 2008

Portal Terra

A Polícia Militar de Andradina, no interior de São Paulo, se mobilizou para tentar conter as ações de um grupo de jovens que invadiria o cemitério da cidade, violaria túmulos e faria pactos de sangue. Eles se denominariam de “Grupo Anticristo”. Oito jovens foram apreendidos e três presos essa semana durante um suposto ritual com uma serra e um crânio.

“Esses meninos dizem que adoram o demônio e que vão ao cemitério praticar rituais satânicos; estamos avisando aos pais que a violação de túmulo é crime previsto no Código Penal, punido com pena de reclusão”, diz o PM Sérgio Faustino Teixeira, da Ronda Escolar, que participou de reunião com os pais e autoridades na semana passada.

Segundo Teixeira, em apenas uma das escolas da cidade há mais de 20 adolescentes que aderiram ao grupo. “Mas há muitos outros em outras escolas e a coisa está se espalhando cada vez mais“, disse.

Ainda de acordo com a polícia, eles praticam auto-mutilação, necrofilia e sexo grupal. A suspeita é de que os jovens participam de um jogo, semelhante ao RPG.

Na noite de terça-feira, oito jovens foram apreendidos e três presos durante um suposto ritual no cemitério da cidade. Levados à delegacia, eles não quiseram prestar depoimento e se calaram. Com os jovens, a polícia apreendeu uma serra.

Segundo Teixeira, quando a PM chegou, os jovens estavam sobre um túmulo, onde havia um crânio. Depois da prisão, os PMs encontraram outros três túmulos que haviam sido violados.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/(…)

PM prende suspeito de tentar matar ex após pacto em RPG

Terça-feira, 27 de Novembro de 2007

Redação Terra

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta terça-feira, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, um rapaz suspeito de tentar matar a ex-namorada de 16 anos, supostamente para cumprir um pacto de sangue que teria feito durante um jogo de RPG (Role-Playing Game, sigla em inglês).

Segundo o cabo Ferraz, do 18º Batalhão da Polícia Militar, o jovem Ludson Alves Costa, 19 anos, teria contado que participou de um ritual dentro do RPG, na noite de segunda-feira, no Cemitério Bom Jesus, que fica no bairro Alvorada, também em Contagem. O rapaz tinha também cortes no braço, segundo ele feitos na hora do pacto de sangue.

“Ele passou muito nervoso pela viatura e despertou a desconfiança da gente”, explicou o militar que, ao vistoriar o rapaz, encontrou um revólver de calibre 38. Ludson Costa carregava cinco cartuchos intactos e um picotado, sinal de que a arma teria falhado ao tentar disparar.

“Foi o próprio garoto quem nos contou tudo. Ele falou do ritual e confessou ter tentado matar a ex-namorada. Hoje ele foi até a porta da casa dela, aguardou ela voltar da escola e tentou atirar contra a menina antes mesmo dela abrir o portão”, disse o cabo. “Na hora em que abordamos, ele disse que estaria indo buscar uma outra arma para terminar de cumprir a tarefa”, completou. O rapaz foi levado para o 3º Distrito Policial de Contagem.

Em depoimento, o jovem teria afirmado que, para seguir as regras do jogo que pediam a morte de uma pessoa, ele escolheu a ex-namorada. Ainda teria dito que deveria matar a garota porque senão os outros jogadores iriam assassiná-lo.

A polícia suspeita de que pelo menos mais seis pessoas tenham participado do mesmo ritual. Há uma outra reunião do grupo marcada para esta terça-feira e agentes da polícia devem ser enviados ao local. Ludson Costa deverá ser autuado pela Polícia Civil por tentativa de homicídio e porte ilegal de armas.

A ex-namorada dele mora a 100 m de onde o jovem foi preso. Acompanhada pelo pai, ela também prestou depoimento na mesma delegacia e afirmou que já havia sofrido outras ameaças do ex.

O RPG é um jogo de estratégia e imaginação em que os jogadores interpretam e assumem os papéis dos personagens em diferentes mundos, vivendo aventuras e superando desafios de acordo com as regras descritas no sistema escolhido.

FONTE:
http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/(…).html

EUA retiram brinquedo com “droga do estupro”

Quinta-feira, 8 de Novembro de 2007

Redação Terra

Aqua Dots: brinquedo proibidoAgência de segurança dos Estados Unidos solicitou um recall voluntário de 4,2 milhões de brinquedos chineses Aqua Dots contaminados com uma poderosa “droga do estupro” que causa vômitos e perda de consciência em crianças que ingerem o químico. Cientistas descobriram que os populares brinquedos contêm químico que, ao ser metabolizado, se converte na tóxica droga GHB (gama-hidroxibutirato), segundo o porta-voz da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos, Scott Wolfson, informou a CNN.

“Crianças que coloquem na boca a espuma podem ficar em coma, desenvolver deficiência respiratória ou ter ataques”, diz o comunicado da comissão. O gama-hidroxibutirato (GHB) foi criado por cienstias com o fim de ser um anestésico, mas foi abandonado devido aos efeitos colaterais: contrações musculares involuntárias e alteração de consciência. Fabricado ilicitamente hoje, seu uso é buscado devido aos efeitos de relaxamento e desinibição e há registros de casos em que a droga é administrada secretamente a mulheres em casas noturnas para facilitar estupro.

O Aqua Dots foi nomeado o brinquedo do ano na Austrália e recentemente entrou na lista de top 12 presentes de Natal da Wal-Mart. Hoje, no site da loja, o brinquedo aparece agora como “fora de estoque” e foi retirado da lista top.

O brinquedo, feito para crianças a partir dos 4 anos, está à venda nas grandes lojas americanas desde abril.

Milhares de produtos chineses foram retirados do mercado americano neste ano por não seguirem padrões de qualidade ou por estarem contaminados por produtos químicos.

Recentemente, as redes de lojas de brinquedos Toys “R” Us e Family Dollar Stores anunciaram que retirarão do mercado cerca de 400 mil brinquedos fabricados na China por conterem altos índices de chumbo.

FONTE:
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/(…).html