Arquivo da Categoria ‘Drogas’

Polícia encontra 4 quilos de cocaína em carro do Vaticano

Sábado, 20 de Setembro de 2014

Veja / Daily Telegraph - 16/09/2014

Dois italianos foram presos pela polícia francesa transportando quatro quilos de cocaína e 200 gramas de maconha em um carro oficial do Vaticano. O veículo pertence ao cardeal argentino Jorge Maria Mejía, de 91 anos, bibliotecário emérito da Santa Sé.

O veículo havia sido encaminhado a uma oficina mecânica, para passar por uma revisão, e os dois italianos resolveram usá-lo para viajar até a Espanha e comprar drogas, supondo que um carro oficial não seria parado. Ao cruzarem os Alpes Franceses, contudo, policiais decidiram examinar o veículo. Constataram que nenhum dos dois homens tinha passaporte diplomático e encontraram a droga em bolsas e malas. Os italianos tentaram argumentar que eram apenas motoristas e não sabiam da existência da droga, mas foram presos em flagrante e serão processados pela Justiça francesa por tráfico de drogas.

Ao jornal argentino La Nación, o padre Luis Alberto Duacastella, o ajudante do cardeal, disse que “sua culpa foi ter confiado em uma pessoa que conhece há dez anos” e que já teve problemas com a polícia. O carro foi entregue na sexta-feira e deveria ser devolvido no domingo, o que não ocorreu. Ele também lamentou o episódio. “Estou muito mal, destroçado, é uma coisa maluca o que aconteceu, não desejo a ninguém”, disse. “Colocaram o cardeal em evidência por algo com o qual ele não tem obviamente nada a ver”.

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, defendeu nesta terça-feira o cardeal Mejía: “Posso dizer que as prisões não envolvem pessoas da Santa Sé nem o cardeal. Cabe às autoridades policiais prosseguirem com as investigações”.

Nomeado cardeal em 2001 por João Paulo II, Mejía foi uma das primeiras pessoas a receberem uma visita do papa Francisco depois de eleito sumo pontífice. Na ocasião, em março do ano passado, o cardeal estava internado se recuperando de um infarto.

Guerra às drogas

Francisco tem se mostrado um ferrenho opositor à legalização das drogas. Em junho, o papa disse que o vício em substâncias ilícitas é “maligno”. “Eu reafirmo o que tenho dito em outras ocasiões: digam ‘não’ para as drogas. Simplesmente isso”, afirmou Francisco, durante uma conferência em Roma. Ele também declarou que o tráfico de drogas tem crescido graças a um “comércio deplorável que transcende as fronteiras nacionais”, conforme reportou o jornal Daily Telegraph.

* Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/mundo/italianos-sao-presos-por-levar-drogas-em-carro-do-vaticano 

Morre de doença pulmonar cowboy do comercial da Marlboro

Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2014

AP / Folha de S.Paulo - 27/01/2014

O ator Eric Lawson, protagonista de comerciais do cigarro Marlboro durante os anos 1970, morreu de doença pulmonar no dia 10 de janeiro, aos 72 anos, em sua casa na Califórnia.

Segundo sua mulher, Susan Lawson, o ator teve uma parada respiratória derivada de uma doença chamada DPCO (doença pulmonar obstrutiva crônica).

 cowboy_marlboro.jpeg
[Reprodução: Eric Lawson em propaganda da Marlboro]

Lawson participou de programas de TV como “Baretta” (1975-1978) e “São Francisco Urgente ” (1972-1977) quando foi contratado para aparecer em propagandas do cigarro, de 1978 a 1981.

O ator também trabalhou nas séries “As Panteras” (1976-1981), “Dinastia” (1981-1989) e “Baywatch” (1989-2001). Sua carreira acabou devido a um acidente em um set de filmagem de um faroeste.

Lawson —fumante desde os 14 anos— chegou a fazer campanhas anti-tabagismo parodiando a Marlboro, além de participar de um debate sobre os efeitos prejudiciais do cigarro no programa “Entertainment Tonight”, embora tenha continuado a fumar até ser diagnosticado com a doença.

Outros atores de comerciais da empresa que morreram de doenças relacionadas ao cigarro foram David Millar, que teve um enfisema pulmonar em 1987, e David McLean, morto devido a um câncer de pulmão, em 1995.

O ator deixa seis filhos.

* Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2014/01/1403402-morre-de-doenca-pulmonar-ator-do-comercial-da-marlboro-aos-72-anos.shtml

* Mensagens subliminares em propagandas de cigarro:
http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=t00177 

* Título original: Morre de doença pulmonar ator do comercial da Marlboro, aos 72 anos.

Banco Itaú deixa folha semelhante a de maconha em campanha publicitária

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2012

Folha Online - 13/01/2012

itau_propaganda_video_folha_maconha_www_tabernaculonet_com_br.jpg

O Itaú Unibanco aproveitou um vídeo com mais de 35 milhões de visitas na internet para uma campanha publicitária de sustentabilidade que visa diminuir o uso de papel.

O banco fez adaptações na peça original, mas esqueceu de apagar a imagem semelhante a uma folha de maconha estampada em uma almofada ao fundo da imagem.

O deslize repercutiu na internet. Usuários deixaram comentários no Youtube e no Twitter indicando a almofada com a imagem no cenário. O filme original com o título em inglês já teve mais de 35 milhões de visitas. A versão do Itaú que está no site da campanha já foi vista por mais de 370 mil pessoas.

No comercial que passa na TV a folha não aparece.

O filme mostra um bebê dando risadas cada vez que uma folha de papel é rasgada em sua frente. Ao fundo, um narrador convida os clientes a escolher a opção de extrato digital para evitar o desperdício de papel. “Use o papel para o que realmente vale a pena”, diz a peça.

Na adaptação, o banco reforçou a roupa do bebê com o laranja da logomarca e modificou uma toalha que aparece ao fundo de verde para azul. Já a almofada estampada com a imagem da folha de maconha permaneceu.

Procurado, o Itaú ainda não se manifestou sobre o assunto.

Confira o vídeo do Itaú na Internet:

http://www.youtube.com/v/p9Z9n0I8Dfo

Veja o vídeo original:

http://www.youtube.com/v/RP4abiHdQpc

* Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1034039-itau-deixa-folha-semelhante-a-de-maconha-em-campanha-publicitaria.shtml

* Colaboração: R. B. (nome preservado), via email. Muito obrigado!

Cidade dos EUA aprova plano para cultivar maconha em larga escala

Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Portal Terra - 21/07/2010

O Conselho Municipal de Oakland, na Califórnia (EUA), aprovou um projeto para licenciar quatro grandes unidades de produção e cultivo de maconha.

O plano, discutido na terça-feira, teve cinco votos a favor, dois contra e uma abstenção no Comitê de Segurança Pública do Conselho Municiapal. A medida deverá ter, ainda, uma votação final do Conselho, mas o resultado não deve mudar. A medida faria de Oakland a primeira cidade no país a ter a licença para o cultivo, processamento, embalagem e venda por atacado de maconha.

Os defensores dizem que a medida poderia gerar milhões de dólares em impostos para Oakland em vendas e criar centenas de postos de trabalho. Ressaltaram, ainda, a possibilidade de Oakland tornar-se a capital da cannabis no país, especialmente se os eleitores da Califórnia aprovarem, em novembro, a legalização do uso recreativo da maconha. Os oponentes afirmam que a medida iria tirar os pequenos produtores do negócio.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4577080-EI8141,00.html

O narguilé e o perigo do tabagismo entre crianças e adolescentes

Segunda-feira, 14 de Setembro de 2009

Yahoo.com.br - 11/09/2009

Uma febre recente, que tem preocupado a saúde em geral, é a utilização do Narguilé. Os pais acham que pelo fato de ter água e do fumo ser “perfumado” ou aromático ele não faz mal. Este é um grave erro. Uma sessão de Narguilé (1 hora) corresponde em média em quantidade de nicotina a 100 cigarros fumados. Há relatos de pais que compram este equipamento para os filhos fumarem em casa, pois acham que seria menos perigoso. Portanto, o alerta é: fumo faz mal em qualquer forma de apresentação, cigarro, cachimbo, cigarro de palha, charuto, narguilé, entre outros.

Apesar de o Tabagismo ser uma doença cada vez mais divulgada no mundo todo, assim como os malefícios provocados por ela, os jovens de hoje ainda procuram o cigarro. O início do tabagismo acontece até os 19 anos de idade (90% dos casos) e é mais freqüente de 10 a 15 anos de idade. Geralmente, o jovem começa fumar por curiosidade, para fazer parte do grupo, por problemas em casa com a família, por problemas na escola e em três meses de utilização do cigarro eles já se tornam dependentes do mesmo. Além disso, as constantes mudanças hormonais pelas quais os jovens passam, mudanças de humor, sentimentos de menos valia e baixa auto-estima, também fazem com que ele procure e se fixe no cigarro.

Ele tem a sensação de que ele pode parar de fumar quando quiser, mas não é isto que acontece. Quando ele tenta parar ele tem dificuldade, crises de abstinência e volta então a fumar. Hoje se sabe que as meninas iniciam mais na utilização do cigarro do que os meninos. Na fase adulta, a mulher tem mais dificuldade de parar de fumar do que o homem. Outro aspecto que se nota, é a associação do cigarro com a bebida alcoólica o que dificulta muito a cessação do cigarro, além das baladas de sábado à noite serem excelentes gatilhos para o jovem procurar o cigarro.

Outro aspecto, é que o cigarro é considerado uma porta aberta para o jovem experimentar drogas ilícitas de todos os tipos. O melhor cigarro é aquele que não é fumado. Os pais devem dialogar muito com os jovens para preveni-los da iniciação ao cigarro. Com certeza isto diminuiria muitos riscos para saúde do ser humano e melhoraria sua qualidade de vida!

* Fonte:
http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo//10127-Tabagismo-entre-criancas-e-adolescentes.htm

Garoto sofre convulsão depois de maratona de World of Warcraft

Terça-feira, 3 de Março de 2009

Yahoo! Notícias / Geek.com.br - 02/03/2009

World of Warcraft

World of Warcraft, o bem sucedido jogo online em larga escala da Blizzard, está recebendo bastante atenção na Suécia depois que um jogador de 15 anos teve convulsões por passar 24 horas em uma partida. Agora, o game está sendo comparado com drogas como crack.

Segundo o site Register Hardware , a opinião é da “Stiftelsen Ungdomsvård”, instituição que zela pelas crianças e adolescentes do país. Sven Rollenhagen, autor de um relatório que coloca o game como o “mais perigoso jogo do mercado”, afirmou que “não existe um caso de vício em jogos com o qual trabalhamos em que o World of Warcraft não esteja envolvido”.

Rollenhagen declarou que algumas pessoas viciadas no jogo são incapazes de parar de jogar até que passem mal, a exemplo do que aconteceu com o garoto sueco. O caso elevou as preocupações no país quanto aos videogames.

A declaração da instituição está sendo criticada por jogadores, que acreditam que a responsabilidade não é dos criadores do game em questão, mas sim da educação dos pais. Irônico, o site Kotaku diz que a afirmação de que World of Warcraft seja tão viciante quanto cocaína é verdadeira, mas apenas no “Mundo Bizarro”.

O Instituto Nacional de Saúde Pública da Suécia não pensa assim e está apoiando o relatório de Sven Rollenhagen, temendo um crescimento ainda maior do vício em jogos de computadores, que segundo o instituto está se “alastrando pelo mundo”.

* Fonte:
http://br.noticias.yahoo.com/s/02032009/7/(…).html

* Colaboração: D. D. C. (nome preservado), via email.

Amsterdã anuncia plano de fechamento de bordéis

Sábado, 6 de Dezembro de 2008

BBC Brasil / Portal Terra - 07/12/2008

A cidade de Amsterdã, na Holanda, anunciou planos com investimento de milhões de dólares para revitalizar o centro histórico e lutar contra o crime organizado. Autoridades informaram que o projeto inclui fechar metade dos famosos bordéis e coffee shops - cafés que vendem maconha e haxixe e em que é permitido comprar e consumir drogas.

De acordo com o plano, também seriam fechados sex shops, casas de massagem e até lojas de suvenires. O anúncio ocorre dias depois de o governo holandês ter introduzido a proibição à venda e ao cultivo de cogumelos frescos alucinógenos nas chamadas smart shops, onde o produto era vendido.

Segurança
Segundo a correspondente da BBC em Haia, Geraldine Coughlan, os novos planos vão muito além do esperado. Amsterdã pretende gastar até US$ 50 milhões para transformar o centro da cidade em um local mais seguro, bonito e residencial.

O governo de Amsterdã afirma que alguns ramos de negócios estão ligados à decadência do centro da cidade, entre eles, casas de shows de sexo, pequenos supermercados, lojas telefônicas onde usuários fazem ligações e as lojas de suvenires. Estes estabelecimentos serão fechados.

Segundo as autoridades, existem sinais de que estes estabelecimentos servem como cobertura para operações ilegais como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e mulheres.

Críticos do plano afirmam que este é o último exemplo do endurecimento da política liberal do país em relação a questões sociais como prostituição e uso de drogas leves, de acordo com Geraldine Coughlan.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/(…).html

Peru declara a ayahuasca como patrimônio cultural

Terça-feira, 15 de Julho de 2008

Blog da Amazônia / Portal Terra

O governo do Peru declarou como patrimônio cultural da nação os conhecimentos tradicionais e usos da ayahuasca praticados por comunidades indígenas em sua floresta amazônica. A ayahuasca é mais conhecida no Brasil como Santo Daime. A decisão do governo peruano, assinada pelo diretor do Instituto Nacional de Cultura, Javier Ugaz Villacorta, foi publicada na edição de sábado de El Peruano, o diário oficial do país.

Na declaração de reconhecimento, o governo peruano afirma que a ayahuasca tem qualidades psicotrópicas, isto é, que atuam sobre o psiquismo, a atividade mental, o comportamento, a percepção, sendo conhecida no mundo todo como uma planta indígena que transmite sabedoria para os iniciados sobre os próprios fundamentos do mundo.

Também afirma que os efeitos produzidos pelo seu consumo é equivalente à entrada nos segredos do mundo espiritual. Segundo o Instituto Nacional de Cultura, o ritual da ayahuasca está se estabelecendo como o centro da medicina tradicional e é um dos pilares da identidade dos povos amazônicos, sendo o seu uso necessário e indispensável para todos os membros da sociedade amazônica peruana.

A ayahauasca é uma bebida obtida a partir do cozimento do cipó jagube (Banisteriopis caapi), conforme foto acima, com a folha chacrona (Psichotria viridis), na foto abaixo. Segundo o governo peruano, a ayahuasca conta com extraordinária história cultural em virtude de suas qualidades psicotrópicas.

Virtudes terapêuticas

O Instituto Nacional de Cultura assinala que o uso e resultados obtidos com ayahuasca são necessários para todos os membros das sociedades amazônicas em algum momento de suas vidas e indispensáveis para que assumam o papel de portadores privilegiados, seja através de comunicações com o mundo espiritual ou para os que se expressam plasticamente.

O governo peruano afirma que os efeitos que a ayahuasca produz têm sido amplamente estudados por causa de sua complexidade e são diferentes dos que usualmente produzem os alucinógenos.

- Parte dessa diferença consiste no ritual que acompanha seu consumo, que conduz a diversos efeitos, porém sempre dentro de uma margem culturalmente delimitada e com propósitos religiosos, terapêuticos e de afirmação cultural - afirma Javier Villacorta.

No entendimento do governo peruano, a prática de sessões rituais de ayahuasca constitui um dos pilares da identidade dos povos amazônicos e seu uso ancestral nos rituais tradicionais, garantindo continuidade cultural, está vinculado às virtudes terapêuticas.

- Busca-se proteção do uso tradicional e do caráter sagrado do ritual de ayahuasca, diferenciando-o de usos ocidentais descontextualizados, consumistas e com propósitos comerciais - assinala a declaração do Instituto Nacional de Cultura.

Reconhecimento no Brasil

O governo também analisa, por intermédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), um processo de reconhecimento do uso da ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

No final de abril, no Centro de Iluminação Cirstã Luz Universal - Alto Santo, fundado pelo mestre Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco (AC), O ministro Gilberto Gil, da Cultura, recebeu documento com pedido de representantes dos centros que integram os três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras.

A solitação mereceu o endosso do governador do Acre, Binho Marques (PT), do deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), presidente da Assembléia Legislativa, e da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B), articuladora do projeto de reconhecimento do uso ritual da ayahuasca.

Segundo o governador, “é muito fácil construir prédios, mas é muito difícil construir uma fortaleza cultural como esta”.

- É a nossa reserva moral, a nossa fonte de sabedoria. Eu mesmo, em momentos de descrença, de não ter mais esperança no futuro, foi aqui que encontrei sabedoria e iluminação e muita crença no futuro. Perenizar essa sabedoria, essa cultura e essa iluminação é importante para o Acre. O Acre agradece. Mas eu tenho certeza que o Brasil vai agradecer, não só o Acre - afirmou Binho Marques.

No dia 21, o programa SBT Realidade apresentará ao país os três troncos fundadores das doutrinas ayahuasqueiras (Alto Santo, Barquinha e União do Vegetal), que solicitaram ao Iphan o reconhecimento do uso da ayahuasca em rituais religiosos como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

FONTE:
http://blogdaamazonia.blog.terra.com.br/

INFORMAÇÕES SOBRE O SANTO DAIME:
http://www.cacp.org.br/

EUA retiram brinquedo com “droga do estupro”

Quinta-feira, 8 de Novembro de 2007

Redação Terra

Aqua Dots: brinquedo proibidoAgência de segurança dos Estados Unidos solicitou um recall voluntário de 4,2 milhões de brinquedos chineses Aqua Dots contaminados com uma poderosa “droga do estupro” que causa vômitos e perda de consciência em crianças que ingerem o químico. Cientistas descobriram que os populares brinquedos contêm químico que, ao ser metabolizado, se converte na tóxica droga GHB (gama-hidroxibutirato), segundo o porta-voz da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos Estados Unidos, Scott Wolfson, informou a CNN.

“Crianças que coloquem na boca a espuma podem ficar em coma, desenvolver deficiência respiratória ou ter ataques”, diz o comunicado da comissão. O gama-hidroxibutirato (GHB) foi criado por cienstias com o fim de ser um anestésico, mas foi abandonado devido aos efeitos colaterais: contrações musculares involuntárias e alteração de consciência. Fabricado ilicitamente hoje, seu uso é buscado devido aos efeitos de relaxamento e desinibição e há registros de casos em que a droga é administrada secretamente a mulheres em casas noturnas para facilitar estupro.

O Aqua Dots foi nomeado o brinquedo do ano na Austrália e recentemente entrou na lista de top 12 presentes de Natal da Wal-Mart. Hoje, no site da loja, o brinquedo aparece agora como “fora de estoque” e foi retirado da lista top.

O brinquedo, feito para crianças a partir dos 4 anos, está à venda nas grandes lojas americanas desde abril.

Milhares de produtos chineses foram retirados do mercado americano neste ano por não seguirem padrões de qualidade ou por estarem contaminados por produtos químicos.

Recentemente, as redes de lojas de brinquedos Toys “R” Us e Family Dollar Stores anunciaram que retirarão do mercado cerca de 400 mil brinquedos fabricados na China por conterem altos índices de chumbo.

FONTE:
http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/(…).html