Eclipse anular do Sol será visível na África e na Ásia em 15-01-2009

AFP / Portal Terra - 14/01/2009

Annular Eclipse of the Sun

Um eclipse anular do Sol, o mais longo do terceiro milênio, que não se repetirá com a mesma duração (11 minutos e 8 segundos) antes de 23 de dezembro de 3043, será visível nesta sexta-feira da África Central à China, segundo o Instituto de Mecânica Celeste de Paris e a Nasa.

O eclipse anular do Sol é um tipo especial de eclipse parcial. Durante um eclipse anular a Lua passa em frente ao Sol, mas acaba por não tapar completamente o astro. O Sol estando mais próximo da Terra em janeiro e a Lua, atualmente muito longe, não conseguirá cobri-lo totalmente; um anel do disco solar ficará visível quando a Lua se intercalará entre a Terra e o Sol.

O disco lunar cobrirá, no entanto, bem o centro do Sol nesta sexta-feira, mas sem conseguir escondê-lo totalmente. No dia 17 de janeiro, à 1h40 GMT, a Lua deve atingir o ponto de sua órbita mais afastado (apogeu) a 406.435 km da Terra, precisa o Instituto de Mecânica Celeste e de Cálculo das Efemérides (IMCCE) em seu site. Seu diâmetro aparente será, então, menor.

O eclipse anular será visível nesta sexta-feira a partir de 5h14 GMT no oeste da República Centro-Africana e no sudoeste do Chade, segundo a Nasa. A sombra da Lua atravessará em seguida a República Democrática do Congo, Uganda, Quênia e a Somália antes de atingir o Oceano Índico.

* Fonte:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4205762-EI238,00.html

* Informações no site da NASA (em inglês):
http://eclipse.gsfc.nasa.gov/OH/OH2010.html#SE2010Jan15A

* Vídeo:
http://terratv.terra.com.br/Noticias/Ciencia/4195-266494/Eclipse-Solar-e-visto-em-varias-partes-do-mundo.htm

* Em ligação com:
Eclipse anular do Sol mais longo do milênio é visto na sexta

Dê a sua opinião!

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nesta página.
Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Tabernaculonet.
Os comentários são lidos antes de serem publicados.

imagem CAPTCHA