A verdadeira história do termo “Rá-tim-bum”

Fapesp (USP) - Agosto de 2004
Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa

Alguns emails tem circulado pela Internet trazendo informações confusas sobre o significado da palavra “Ratimbum” (ou “Rá-tim-bum”), dizendo que significa “eu amaldiçôo você”. Não trazem qualquer citação sobre as fontes das informações. Veja abaixo as informações corretas vindas de duas fontes diferentes:

O bordão “é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum”, incorporado no Brasil ao Parabéns a você, é uma colagem de bordões dos pândegos estudantes das Arcadas da década de 1930.

“É pique, é pique” era uma saudação ao estudante Ubirajara Martins, conhecido como “pic-pic” porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo.

“É hora, é hora” era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: “É meia hora, é hora, é hora, é hora”.

“Rá-tim-bum” (ou “Ratimbum”), por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome.

O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá, já, tim, bum”.

Como isso foi parar no Parabéns a você? “Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos”, conta o atual diretor da faculdade, Eduardo Marchi, de 44 anos, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, dois anos atrás.

* Fonte: Jornal Pesquisa FAPESP, da USP, número 102, de Agosto de 2004 (retirado do Suplemento USP 70 Anos).

* Link:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/Suplemento_USP_70_anos.pdf

A palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz “TARARÁ!”, os pratos fazem “TIM!”, e o bumbo faz “BUM!” - ”TARARÁ TIM BUM”. Para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o “TARÁ” e ficou só o “RÁ”: “RÁ-TIM-BUM”, com três sílabas de bom efeito sonoro.

* Fonte: Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa.

* Comentários: Não é porque as duas fontes trazem informações diferentes que uma delas está errada. Na verdade é comum acontecer no Português ou em qualquer idioma uma palavra surgir em épocas e locais diferentes, com significados diferentes. O que é certo é que, segundo as fontes consultadas, o termo “Rá-Tim-Bum” não é visto em nenhuma outra cultura, fora a brasileira. Eu pessoalmente, antes mesmo de pesquisar, sempre achei que este termo fosse mesmo uma referência ao clássico som da fanfarra. Uma fonte confirmou isso e a outra trouxe uma outra origem. Nenhuma das duas faz qualquer referência ao verbo ”amaldiçoar”.

* Colaboração: S. F. (nome preservado), via email. Agradeço a colaboração!

Temos 28 Comentários sobre o artigo “A verdadeira história do termo “Rá-tim-bum””

Observação: Os comentários não expressam necessariamente a opinião do Tabernaculonet. A responsabilidade é do autor de cada comentário.

  1. JÚNIOR NUNES diz:

    vivemos na era dos bruxos e bruxarias, o que na idade média foi repudiado e odiado e até exterminado, hoje é aplaudido, defendido, e minimizado. vejamos o que aconteceu segundo o relato bíblico: Eva começa um diálogo com a serpente (Satanás) e a conversa gira em torno do que era certo ou errado, bom ou mal. Eva já sabia que não devia tocar e nem comer do fruto, pois sofreria consequencias, mas a serpente (satanás) usou alguns argumentos, e bem convicentes, de que nada de mal existia no fruto, pelo contrario o fruto seria bom, inofensivo, e que não devia se preocupar com a maldição, pois era apenas um fruto nada mais, e resumindo nós sabemos o que aconteceu depois, as consequencias vieram para eles e para nós. sim mas o que isso tem a ver com RATIMBUM ? Muita coisa. Assim como a serpente usou argumentos convicentes para enganar Eva, do mesmo modo vai sempre surgir os defensores do engano, tentando minimizar o mal e torná-lo bom e aceitável, surge sempre alguem que se diz pesquisador, entendido, e que por meio de vários argumentos, e até bem intencionados, acreditam poderem resolver algumas polêmicas, mostrando uma compreensão inofensiva sobre determinado assunto. É, a historia se repete, os planos do inimigo continua sendo levar as pessoas a viverem alheias aos perigos que lhes cercam, sejam materiais ou espirituais, no caso do RATIMBUM,se existe tantas opiniões diversas sobre o assunto, e que pelo sim ou pelo não pode existir algo maligno por trás destas palavras, por que correr o risco de almadiçoar alguém que amamos, simplesmente pelo fato de que todo mundo faz, todo mundo diz, eu vou fazer e dizer também, sejamos sensatos onde há fumaça também há fogo. podemos homenagear pessoas que amamos sem expó-las a nenhum perigo, tenho que cantar parabéns e tenho que terminar com RATIMBUM? não existe sentido para tal absurdo. falar algo que não conhecemos já é um erro, pois se com uma linguagem conhecida corremos o risco de ferir ou ofender alguém, imagine usar um jogo de palavras que não faz sentido para quem diz e nem para quem houve, portanto vamos expressar com nossas palavras coisas que edificam, enobrecem e abeçoam as pessoas que amamos. se tratanto de coisas obscuras todo cuidado é pouco.

  2. Jhessica diz:

    Tudo que é magia não vem de Deus, magia significa eu que não é real ou seja não é verdade.
    Se você quer mesmo desejar algo de bom pra uma pessoa você não vai falar uma mentira.
    Não estou dizendo que ratimbum seja uma palavra satânica, mas sim que magia não é real.
    Não sei se vocês já ouviram, em show de mágicos essa frase ratimbum ou em desenhos. E em nenhum dos dois as coisas são reais.

  3. Henrique diz:

    A Bíblia nos diz que devemos vigiar e orar, nos relata também que o mundo jaz no maligno.e este contexto rá-tim-bum se tornou um contexto de massa de uma nação inteira devemos desconfiar sim porque não? A palavra de Deus nos fala que somos imagem semelhança do Senhor e que a palavra tem poder tanto a palavra de Deus quanto a Nossa palavra Em contrapartida a Bíblia também nos revela que contra o povo de Deus não há maldição mas Jesus também disse que o povo perece por falta de conhecimento Por isso a minha crise não é comigo pois a minha fé está fundamentada em Cristo A minha preocupação é com o povo de forma geral, como esse povo está, Será que estam tão firmado em Deus assim pra não cair em nenhuma maldição embora De forma inconsciente??? Lembre-se pois temos um Deus que é realmente Fiel mas ele é fiel com quem é fiel com Ele… quem não é ele simplesmente deixa sofrer as consequências que a pessoa tanto plantou!!!

  4. meren diz:

    Josué estas errado ao dizer que Rá era um deus grego, pois ele era um deus egípcio

  5. Josué diz:

    Na minha igreja cantamos parabens pelos aniversariantes; mas sem ‘RA TIM BUM’; não porque entendemos como pecado; mas porque não foi criado tal costume. RÁ era 1 deus grego da antiguidade. Não posso ser fundamentalista, mesmo porque neste caso, não há teses na História secular, e nem na História Bíblica.

  6. Anderson Ratto diz:

    Eu acho incrível a capacidade alucinógena que algumas pessoas (na maioria dos casos evangélicos ) possuem de ficar procurando demônio , inventando doutrina e fazendo seguidores de suas viagens . Isso explica o fanatismo dos fiéis que sustentam as igrejas e seus pastores mal intencionados que cegam suas ovelhas ,também os pais de santo que cobram fortuna pra fazer algum tipo do dito ” trabalho” , dentre outras … A verdadeira bruxaria não está nesta besteira de “RÁ TIM BUM , mas sim nas mentes e nos corações das pessoas que te amaldiçoam , te invejam , te perseguem , fazem o mal … Me desculpem a sinceridade , mas mundo está cheio desse tipo de palhaçada !!!!

  7. Cristiano Ricci diz:

    graça e paz amado.

    como esta escrito nas escrituras, o meu povo perece por falta de conhecimento. Oséas 4:6.

    Ontem paguei o maior mico na minha festa de aniversario, comentei sobre a palavra ra tim bum, foi motivo de discussão por alguns minutos, gloria a Deus por sua misericórdia na minha vida.
    Mais fiquei muito feliz quando minha sogra me disse antes de ir embora, acredito e tenho certeza que estou certa, só amaldiçoamos quando nossa intenção for esta.
    lembrei que o senhor conhece e vê nossas intenções.

    fica ai meu alerta, A paz.

  8. Mauricio Virgilio diz:

    Tudo que se fala deve ser provado, também pesquisei e ainda não achei nenhuma publicação, seria possível Sr Denis Leão passar os sites que vc pesquisou??? Gostaria muito de fazer essa pesquisa também. A única palavra verdadeira vem das escrituras sagradas, mesmo com toda a compreensão existem pessoas na Terra que destorcem e fazem com que outros a sigam, mesmo que para isso seja necessário mudar a história ou passado. Irmãos vamos orar mais e deixar esse tal de mundo virtual para aqueles que NÃO TEM FÉ.

  9. Hebert diz:

    O que o Espírito Santo está dizendo pra você sobre isso ? Pra mim está dizendo que tem algo estranho nesta expressão. Lembram do conselho Dele ? “Se comer carne entristece seu irmão, por amor ao seu irmão abstenha-se. Se não estiver se sentindo bem, mude a expressão da música, mas procure não fazer nada que ” sua consciência ” for contra. Na dúvida, ore, e o Outro Consolador o acalmará, lhe dando paz neste mundo conturbado. Ele lhe guiará a toda Verdade. Abraço irmão.

  10. Denis Leão diz:

    Olá, Comunidade! Graça e paz! Realizei várias pesquisas virtuais. E encontrei: É uma palavra mágica usada pelos magos persas na Idade Média. Em rituais satânicos, elas eram pronunciadas assim e ao contrário fazendo o mestres dos magos surgir das cinzas e realizar os desejos de quem os proclamou (eu amaldiçoo você). Esse rá tim bum é pronunciado até para os pastores e devemos tomar cuidado porque é essa mesma a finalidade do maligno. Também é uma divindade da religião egipcia, o deus sol. E outras pesquisas falam da onomatopeia, sons produzidos por algo, que se tornaram linguagem popular. Enfim, respeitando todos os credos. O Meu é JESUS CRISTO. Abraços a todos.

  11. Pr. rogerio diz:

    Todas crianças são ingênuas e inocentes , ( PURAS DE CORAÇÃO ), por mais que seja uma expressão maligna, O SENHOR ORDENA OS SEUS ANJOS PARA GUARDÁ-LAS ; Cabe aos pais ( OS ORAM E QUE CUIDAM ) , estarem sempre atentos a possíveis ( simples comentários , perguntas e até sonhos das tais e orientá-las com SABEDORIA . Como poderemos viver neste mundo cheio de MAGIAS, ENCANTAMENTOS , FANTASIAS E MENSAGENS SUBLIMINARES ?! ” ESTAMOS NA BABILÔNIA , MAS NÃO SOMOS BABILÔNICOS ” .

  12. Gelson diz:

    O povo de Deus não se deixa enganar com coisas mundanas…cremos em um Deus que cura, salva, batiza e nos dá a vida eterna. Jesus Cristo morreu para nos salvar e pelo seu sangue derramado na cruz do calvário nos deu nova vida e vida esta em abundância…arrependam-se em quanto há tempo, aporta esta aberta, entrem e gozem da verdadeira vida com Deus.
    Deus abençoe a todos.
    troquem a palavra RÁ-TIM-BUM, por “Deus te abençoe”

  13. Thais diz:

    Alessandro, bicho-papão vai te pegar também… Buuuuu…. Oh povo sem fé… Acredita em Deus e segue sua vida. O que vale é a intenção.

  14. Alessandro diz:

    Cuidado… Assim como a serpente conseguiu enganar a Eva… Tão conseguindo enganar vcs… Depois de séculos e décadas com o terno original de acordo com o dicionário informal… Agora o Brasil vem com essa de dicionário Etimológico… Affiii… O Brasil sempre querendo inverter os valores de tudo… Assim como quer legalizar aborto e muitos outros assuntos…. Isso é só uma alerta pro povo de Deus…

  15. Vieira diz:

    Tenho a mesma opniao do meu amigo Leo Rangel em 14 de janeiro de 2014, as 9:42 hs, pois em conversa de dois quem sabe mais engana o outro, não é porque é um professor universitário que sua opniao esta correta desconfie de todos, pesquise leiam mais nao confie no primeiro que tem sua opniao que por sinal muito fraca esta pesquisa deste professor, parece mais uma logica de que uma pesquisa,…e tambem fico com a ideia, na duvida, nao faca nada, mude a palavra bencao, bencao e bencao independente de religiao ou nao…abs

  16. Lucas diz:

    O fato de existir muitas empresas com esse nome, canais de tv e programas, só reforça a chance de a palavra ter realmente um significado maligno.

  17. Tabernaculonet diz:

    @Glaucia: Não, nenhuma relação. O “rá-tim-bum” é um termo genérico. Tem um canal com este nome, tinha um outro programa infantil com este nome, existem diversas empresas com este nome, enfim…

  18. Glaucia diz:

    Eu tb não acredito muito que seja algo satânico,porém o famoso desenho castelo rá tim bum existia uma bruxa.Teria alguma relação?!

  19. Michelâgelo diz:

    Muito mal explicado isso que vocêis escreveram aí

  20. emerson diz:

    Eu é que não duvido. Essa explicação contraria pode ser do inimigo, para que as pessoas acreditem que essa palavra não é diabólica.

  21. Leonardo diz:

    Eu acho uma palavra normal,ñ acredito q sejá algum tipo de maldição ao dizer ratibum.

  22. Leo Rangel diz:

    O pessoal repete o quer ouve sem pesquisar. Eu sempre desconfio de tudo e todos e sempre pesquiso, mesmo que seja um professor universitário eu não confio, e sempre descobri erros, uns professores me amavam e muitos me odiavam por causa disso, mas esse é meu eu, fazer o que né?

  23. Abigail Prado de Souza diz:

    Por via das dúvidas, nós mudamos o ra tim bum quando comemoramos o nossos aniversários. Ficou assim:
    É benção, é benção, é benção muita benção
    Eu oro, eu oro, eu oro eu oro eu oro
    Por…vo…cê.
    Assim não corremos o risco de errar, na incerteza.

  24. Daniel diz:

    Existem muitos site postando esse significado com amaldiçoar, mas a dúvida é se alguém já leu ou conhece algum livro de magia dos persas ou dos druidas celtas já que estão dizendo que essa é uma possível origem? Se existe post o link ou o trecho.

  25. Tabernaculonet diz:

    @Josue dos Santos: Olá. Sobre a Disney, leia os artigos abaixo e tire suas próprias conclusões.

    http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=m0032

    http://www.tabernaculonet.com.br/luz.php?facho=t00096

    http://www.tabernaculonet.com.br/blog/?p=78

    Deus te abençoe.
    - Gustavo Guerrear

  26. Josue dos Santos diz:

    EU SEMPRE ACREDITEI QUE FOSSE UMA PALAVRA MALIGNA,GRAÇAS A DEUS QUE NÃO E NÉ?QUE BOM! GOSTARIA DE OUVIR A OPINIÃO DE VOCÊS SOBRE WALT DISNEY,NÃO CONSIGO DEIXAR DE GOSTAR.A MAGIA DISNEY E SATANICA?

  27. José Ailton Leite diz:

    o povo evangélico precisam pesquisar sobre ás coisas pois muitas coisas como este termo ra ti bum é colocado como coisa demoniaca e isso como acabei de ver não tem nada de ruim.

  28. rita diz:

    que bom,que isso não é nada de ruim,pois uma irmã havia me dito que “ratimbum”era o nome de um demônio,e eu ja estava desistindo de fazer o aniversário da minha filha de 5 anos

Dê a sua opinião!

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nesta página.
Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Tabernaculonet.
Os comentários são lidos antes de serem publicados.

imagem CAPTCHA