Explosões em Boston deixam três mortos e instauram medo nos EUA

Globo.com - 16/04/2013

Três mortos, mais de 140 feridos e o medo de volta ao cotidiano. O ataque desta segunda-feira (15) na Maratona de Boston recolocou terror no centro das atenções dos Estados Unidos. O governo prometeu encontrar e punir os responsáveis, mas até agora não há suspeitos presos e nenhum grupo assumiu a autoria do atentado.

Os Estados Unidos voltaram a dormir sob a sombra do terror, e sem respostas. A polícia não apontou suspeitos, nem a motivação para os ataques. O FBI, a polícia federal americana, assumiu o caso, que, segundo fontes da Casa Branca, é tratado como um ato terrorista.

Investigadores confirmaram que as explosões foram planejadas e coordenadas, mas não informaram se foi um ataque doméstico ou organizado por um grupo estrangeiro. Os peritos trabalham na análise das câmeras de segurança dos prédios vizinhos.

Segundo a imprensa americana, os investigadores procuram nas imagens um homem com uma mochila que teria tentado entrar em uma área de acesso restrito pouco antes das explosões. As chamadas telefônicas feitas na região e no horário do ataque também vão ser investigadas.

A primeira explosão aconteceu perto da linha de chegada da tradicional Maratona de Boston. Segundos depois, a cerca de cem metros, outra bomba foi detonada. Foram cenas de pânico: gritos, correria, muitas pessoas feridas.

Na mesma rua, um pouco mais à frente, foram encontrados dois outros explosivos, que não chegaram a ser detonados. Eles são considerados fundamentais na investigação, porque podem conter impressões digitais dos autores.

Quase duas horas depois, a nove quilômetros do local, houve uma explosão na Biblioteca John Kennedy. A polícia confirmou que não há ligação entre os casos.

Logo depois dos ataques, o espaço aéreo de Boston foi fechado e o serviço de telefonia celular bloqueado para impedir possíveis detonações remotas.

Segundo o comissário de polícia, os setores de inteligência não tinham qualquer informação que sugerisse um atentado terrorista. Ele pediu que a população fique em casa e evite locais de grande aglomeração.

O governador de Massachusetts avisou que vão ser tomadas medidas mais rígidas de segurança nesta terça-feira (16) e qualquer cidadão pode ser revistado.

Mil agentes especializados no combate ao terrorismo foram mobilizados em Nova York. O policiamento foi reforçado nas estações do metrô, pontos turísticos, usinas de energia elétrica e locais de armazenamento de água. O prefeito Michael Bloomberg pediu que os novaiorquinos se mantenham alertas e não hesitem em informar sobre pacotes suspeitos deixados nas ruas.

Em um pronunciamento na Casa Branca, o presidente Barack Obama evitou falar em terrorismo, mas prometeu encontrar e punir os responsáveis.

* Fonte / Video:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/04/explosoes-em-boston-deixam-tres-mortos-e-instaura-o-medo-nos-eua.html

Dê a sua opinião!

Espaço para comentários referentes ao assunto abordado nesta página.
Os comentários são de responsabilidade do autor e não representam necessariamente a opinião do Tabernaculonet.
Os comentários são lidos antes de serem publicados.

imagem CAPTCHA